domingo, 25 de outubro de 2009

O FIO DO TEMPO
A encruzilhada ambiental
1. Já há bom tempo que as questões ambientais deixaram de ser uma moda onde existisse tempo para o extremar de posições. Bastando minimamente percorrer os caminhos da informação mundial, apercebemo-nos de que o assunto da protecção ambiental, do desenvolvimento sustentável, da preocupação pela biodiversidade que preserve a natureza para haver futuro saudável…são assuntos que, da educação social aos patamares de decisão política, vão estando na ordem do dia. Mas falta um «clic» essencial: a consciência de que não há alternativas e por isso o passar das boas intenções a decisões profundas de cariz político para serem possíveis realizações conforme os desafios que todos temos pela frente. Mas não um gritar ambiental simplista e extremado, como se todo fosse fácil, “fechando-se” a área empresarial obtendo-se a solução.
2. Diante da obrigação ética para a sobrevivência de todos e para haver futuro, o aliar do realismo às responsabilidades poderá ser o “meio” por onde a fundamental mudança de paradigma será possível. De forma progressiva mas não adiada; de modo concertado e não isolado. Na consciência de que ao falarmos sobre assuntos de ambiente estamos a expor muito acima do meramente ambiental, estaremos a decidir sobre: que tipo de relação do ser humano com a natureza envolvente? Exploratória ou respeitadora? Os meses que aí vêm serão decisivos (?). Antes da grande Cimeira de Copenhaga (7 a 18 de Dez.: http://copenhaga.blogs.sapo.pt/), a Fundação Calouste Gulbenkian leva a efeito a Conferência O Ambiente na Encruzilhada – por um futuro sustentável (www.fcg.pt).
3. Uma vasta gama de especialistas, não unifocados mas na linha da interdisciplinaridade estarão presentes (27 e 28 Outubro). David King, na conferência de abertura dará o mote: «O século XXI será dominado pelos desafios colocados por uma população que rondará, em meados do século, os nove milhões de pessoas, todas procurando um elevado padrão de vida.» Que eco-sustentabilidade?

Sem comentários: