terça-feira, 12 de janeiro de 2010

O FIO DO TEMPO
Enraizamentos e sentido da vida
1. Sempre o fascínio das mobilidades seduziu o ser humano. Quem não gosta de viajar, percorrer caminhos, conhecer mundos e paisagens, contactar com gentes de todas as paragens, no geral todos participam deste gosto andante, errante e mesmo peregrino. Da condição humana e da sua realização plena fazem parte esta vontade aventureira e viajante ou então mesmo a dimensão migrante, de quem procura noutras paragens uma vida melhor. É neste roteiro humano andante que se inscrevem quer as mobilidades académicas quer a dimensão peregrina que é constitutiva do programa teológico das grandes religiões. Mas, no meio de todas as caminhadas, é importante ter um pouso, um porto de abrigo, um aconchego, um sentir-se em casa.
2. O misterioso e decisivo sentido da vida, que não depende da matéria biológica nem dos bens patrimoniais que se tem, participa tanto da dimensão procuradora itinerante como da necessidade da serena estabilidade. Tal como a árvore precisa da raiz para ter segurança e equilíbrio, assim também a vida humana sem essa base enraizada pode cair, secar, asfixiar. Escrevia há dias o reconhecido pensador e ensaísta, Eduardo Lourenço que «precisamos de uma raiz, um enraizamento que nos apague a perplexidade e angústia de estar num mundo absolutamente indecifrável.» A vontade de decifração do mundo já manifesta esse desígnio da estabilidade e das raízes a que nos agarrarmos para não cairmos. Valores acima do que tem valor físico, que se erguem como alavanca capaz de dar sentido.
3. É também aos seduzidos do novo mundo tecno-virtual, às novas redes sociais das comunicações, às mobilidades humanas no mundo em viagem contínua de transformação de paradigmas que a mensagem de Lourenço aconselha a sabedoria de criar raízes. As pressas do mundo de hoje podem limitar esta experiência, o que deixa as suas sementes de vazios, solidões, apagamentos da memória histórico-cultural… Este será depois o cenário da angústia e do indecifrável. Há que criar raízes para o evitar!

Sem comentários: