quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

O FIO DO TEMPO
O teólogo Eduardo Schillebeecks
1. Os teólogos são os que reflectem e escrevem a teologia, não de modo superficial mas sempre aliando a razão lógica com a projecção de toda a esperança (fé). A noção de teologia (theos = Deus + logos = palavra, estudo) contém o próprio referencial de investigação, o que é característico de todos os campos de conhecimento. O termo teologia foi usado pela primeira vez por Platão no diálogo A República, pretendendo referir-se à necessária compreensão da natureza divina de forma racional. Atravessando os séculos, os estudos de filosofia e teologia representam, através dos grandes autores estruturantes da cultura da humanidade e, para nós, da visão humanista ocidental, a aventura humana do diálogo aberto ao infinito, não numa visão museológica presa no passado mas no olhar dinâmico estabelecendo pontes com a contemporaneidade.
2. A segunda metade do século XX viveu profundas transformações de foro social e eclesial. O crescer dos domínios das comunicações e o emergir de várias revoluções sociais também geraram impulsos de profundas transformações nas instituições políticas, sociais, culturais e religiosas. Um dos acontecimentos maiores terá sido o Concílio Ecuménico Vaticano II (1962-1965). Momento dialogal universal inspirado com grandes personalidades na procura sincera de trazer para o tempo presente os tesouros intemporais da boa mensagem. Faleceu há semanas, a 23 de Dezembro, um dos grandes protagonistas da renovação do referido Concílio, Eduardo Schillebeecks, um dos maiores teólogos do século XX. No tempo da abertura à globalização, este autor de obra monumental (a par de alguns outros) soube gerar terreno fértil e saudável à recepção esperançada da nova ordem global.
3. Schillebeecks, tendo sido alvo em 1968 de um processo da Congregação para a Doutrina da Fé devido à sua visão aberta sobre a secularização, assumiu na seriedade a intuição profética e persistente daquilo que era o horizonte futuro do pluralismo teológico e do diálogo positivo com a sociedade global. Ecos da coragem procuradora da Verdade.

Sem comentários: