quarta-feira, 10 de março de 2010

O FIO DO TEMPO
E ao virar da esquina?
1. Na data de 10 de Março 2010, José Gil deu a última aula. O conceituado filósofo português, em 2005 segundo a revista francesa Nouvel Observateur um dos 25 maiores pensadores do mundo, aposenta-se como professor. Fica célebre a sua obra Portugal Hoje – o Medo de Existir, que o trouxe para a ribalta do grande público. Mas o filósofo é sempre construído na reflexão aprofundada e nas leituras silenciosas da realidade global. A última aula foi sobre o tema da linguagem artística e a filosofia, e o que tudo isto tem a ver com a vida das gentes em Portugal e no mundo. José Gil, como filósofo sistemático, tem um forte sentido crítico apurado no olhar de observação do real; todos, como filósofos espontâneos, haveremos de desenvolver mais esse espírito crítico que nos faz pensar e reflectir para melhor agir.
2. Não interessa, de modo algum, concordar com tudo o que diz este ou aquele filósofo. A aprendizagem do pluralismo e da interculturalidade fará de todos seres pensantes e conviventes na diversidade das gentes. Esta será a maior riqueza. Poderemos, na medida das identificações, apreciar num confronto enriquecedor este ou aquele pensador, numa aceitação sempre interrogada mas em que se vão encontrando peugadas firmes. Numa das rádios José Gil salientava o novo e complexo quadro de incertezas “ao virar da esquina”, diante da fragmentação e diluição daquilo e das ideias que pareciam certas. Nessa equina estejam todos os que, insatisfeitos com o presente, procuram descortinar caminhos de melhor futuro.
3. Por vezes os filósofos podem parecer pessimistas e a sua interpretação da realidade mais escura que optimista. É fácil estabelecer acordo de que a profunda mudança social exige bem mais atenção de todos. Mas exista mais tempo e lugar para reconhecer, como diz o filósofo, que «há uma inteligência que só a arte nos dá e que é fundamental». Estará o sentido artístico em perigo? Navegando na arte aproximamo-nos da Verdade e do melhor da Humanidade.

Sem comentários: