segunda-feira, 29 de março de 2010

O FIO DO TEMPO
A nova era do Porto de Aveiro
1. Decorreu há dias a inauguração da ligação ferroviária ao Porto de Aveiro. Momento solene de registo histórico (27-03-2010) que marca uma nova era para a instituição e, pela sua grandeza estratégica, também para a região. Do pensamento de 30 anos, a ligação foi concretizada em 30 meses, esta a afirmação mais sublinhada que procurava unir as ideias às práticas da capacidade de realização humana. Aveiro, Ílhavo e a região, sentiram este dia como seu, na vivência de um momento talvez comparado como quando pela primeira vez o comboio entrou em Portugal, ou semelhante à inauguração de uma ponte quando se estabelece uma nova ligação.
2. No mundo global, tudo e todas as instituições e pessoas procuram estar ligadas. Ligação significa entrar na rede, factor que amplia em muito as potencialidades estratégicas, tornando o que está longe bem mais perto. Os portos portugueses, por esta última ligação, estão todos ligados à rede ferroviária. O Porto de Aveiro já era referência, mas a linha agora abertura torna-o ainda mais capaz. A concretização do sonho de décadas é meta e impulso que fazem de Aveiro e região pólos de atracção apetecível, com o que isto tem de óptimo, mas como o que acarreta de responsabilizante e acolhedor. O progresso tem preço, mas é o progresso e o desenvolvimento que abrem história e que se atraem consecutivamente.
3. É em ano de centenário da Gafanha da Nazaré que o comboio chegou ao Porto de Aveiro. Momento simbólico que a memória registará nos anais. Também a feliz coincidência do tempo de efeméride quer reconhecer e sempre ampliar o espírito empreendedor, das gentes que moveram forças para esta realização às que agora vêm chegar o comboio a bom porto! A relação do homem com a “água” sempre foi factor de dinamismo e progresso. A linha “unida” ao mar…reflexo dessa vontade de diálogo para o desenvolvimento social de todos.

Sem comentários: