segunda-feira, 29 de março de 2010

O FIO DO TEMPO
O histórico coro virtual
1. O momento histórico foi a 24 de Março de 2010. Crianças de doze países participaram no cantar do tema «Lux Aurumque» dirigido pelo maestro (virtual) Eric Whitacre. Uma experiência, ao que parece inédita, no campo musical e que se poderá transferir para outras esferas da vida social e cultural global. Os comentários mais apreciadores um pouco por todo o mundo qualificam o resultado de «impressionante» e «surpreendente», mostrando bem as potencialidades positivas das novas tecnologias e do chamado mundo virtual. O YouTube regista o momento histórico das 185 vozes a uma só voz, todos em palco como se fosse real e um maestro situado no seu lugar expressando o ritmo de uma nova ordem de produção cultural com ecos socio-globais.
2. A composição de tão brilhante ao olhar comum até impressiona pela estranheza… o primeiro impacto do inédito momento. Esta expressão de unidade, a primeira certamente de muitas do género, juntou crianças da Áustria, Argentina, Canadá, Alemanha, Irlanda, Nova Zelândia, Filipinas, Singapura, Espanha, Suécia, Reino Unido e Estados Unidos. Mais perto que nunca e também unidos pela arte musical. O potencial das tecnologias deste modo irradiam a sua expressão admirável da maravilha de estarmos mais próximos mas, ao mesmo tempo, compromete-nos a gerarmos proximidade real. O vencer da distância não será para nos afastarmos da realidade diária; não tão virtuais que percamos o que de real e concreto somos.
3. Para além da experiência, os seus efeitos positivos haverão de ser ampliados para domínios da aprendizagem em convivermos com as diferenças de culturas, lendo-as como um enriquecimento deslumbrante quando conseguimos ter a capacidade de entoar a mesma “melodia”. Também os tempos que correm, generalizados de menos optimismo, agradecem este ar fresco musical no que representa em si e principalmente no que pode vir a ser. São estes momentos que pela sua força inovadora e simbólica são capazes de abrir uma nova era.

Sem comentários: