terça-feira, 23 de março de 2010

O FIO DO TEMPO
Paradigmas e comportamentos
1. É bom sentirmos que determinadas épocas são forte estímulo ao aprofundamento e progresso da reflexão. Sem ideias as acções não atingem a qualidade desejada, e a reflexão é esse lugar especial de apuramento de novas metas a atingir. Neste contexto, o tempo de preparação da Páscoa é oportunidade privilegiada para que a vivência festiva tenha autêntico significado pessoal e social, para que não seja só a tradição a conduzir os valores pelos quais e nos quais se procura alicerçar a vida. Que bom seria que, acompanhando os tempos fortes do ano e as quadras festivas mais expressivas, fosse sempre despertado o momento de se apurar conteúdo que dá sentido à vida e inspiração aos desafios.
2. A Comissão Nacional Justiça e Paz é uma dessas instâncias que procuram ser presença crítica na sociedade actual. Para estes 40 dias antecedentes da Páscoa lançou um documento intitulado: «Novos paradigmas, novos comportamentos». Temática sugestiva de mensagem que vale a pena ler para dialogar nela rasgos de criatividade e presença social. Como hábito neste perfil de intervenção, faz-se um diagnóstico da realidade (ver), consideram-se os discernimentos necessários ao progresso (julgar), e propõem-se caminhos de relançamento e superação das problemáticas. Desde as questões da ecologia à problemática fenómeno da pobreza (neste Ano Europeu do Combate à Pobreza e Exclusão Social), são múltiplas as temáticas abordadas que valerá a pena reflectir e desenvolver.
3. Independentemente do modo de pensar de cada um, o primeiro passo de qualquer diálogo será aceitar «pensar». A festa, como a vida, que se prepara cada dia quererá ser meta de chegada e ponto de partida para a superação daquilo que são os obstáculos que sempre pertencem ao caminho.
Se o tempo actual é de novos paradigmas, a forma de estar no comportamento haverá de se ajustar à nova realidade. Mas nesta, sabe preservar o essencial.

Sem comentários: